terça-feira, 1 de janeiro de 2013

"ÁGUAS QUE DESCEM DO ALTAR"

115. "A Oração de um Pastor". Mensagem do dia 30 de dezembro de 2012.

Efésios 3:14-21
14 - Por causa disto me ponho de joelhos perante o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, 15 - Do qual toda a família nos céus e na terra toma o nome, 16 - Para que, segundo as riquezas da sua glória, vos conceda que sejais corroborados com poder pelo seu Espírito no homem interior; 17 - Para que Cristo habite pela fé nos vossos corações; a fim de, estando arraigados e fundados em amor, 18 - Poderdes perfeitamente compreender, com todos os santos, qual seja a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade,19 - E conhecer o amor de Cristo, que excede todo o entendimento, para que sejais cheios de toda a plenitude de Deus. 20 - Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera, 21 - A esse glória na igreja, por Jesus Cristo, em todas as gerações, para todo o sempre. Amém. 
Mensagem. No final de mais um ano é comum as pessoas desejarem felicidade para todos; muito dinheiro no bolso e saúde pra dar e vender... Mas, nós que somos cristãos, pensamos diferente; mas, isso não quer dizer que nós não pensemos  em prosperidade material. Sim, contudo, é bom pensarmos naquilo que Deus espera de nós. Por isso me apoio nas palavras de Paulo, na oração que este homem de Deus fez em favor dos cristãos de Efésio. O que ele pediu?. Na oração de Paulo, vemos o que Deus espera de nós. Faço da oração de Paulo  a minha oração para todos nós no ano novo que vai nascer. Paulo de joelhos orava em favor da igreja e o seu pedido de oração constitui-se no seguinte...
  1. Que os cristãos fossem corroborados, ou seja, que fossem tratados, cuidados, arraigados pelo Espírito no homem interior. Nosso  "homem interior"  reflete aquilo que somos internamente. Tudo o que fazemos ou deixarmos de fazer; todo o nosso relacionamento, tudo depende daquilo que somos interiormente. É no fundo do interior das almas, que nós humanos armazenamos, nossos traços de caráter, nossos sentimentos e nossas vontade. Com fim de que sejamos felizes nos nossos relacionamentos, e vivamos bem com todos é importante, é preciso que nós tenhamos o nosso interior curado e tratado. 
  2. Quando o nosso "homem interior" é tratado pelo Espírito; curado e liberto, aí sim, podemos dizer que, Cristo habite plenamente em nós. O segundo pedido de Paulo, é que Cristo habite em nós. Jesus quer ocupar o lugar que é dele. Um coração ferido, um "homem interior" machucado não pode desfrutar da presença de Cristo na sua plenitude. 
  3. Quando Cristo habita dentro de nós pelo seu Espírito chegamos a conclusão de que nós saberemos qual a profundidade e largura e qual é a altura. Mas, do que? Paulo responde o amor de Cristo... Cristo nos amou ao ponto de se entregar por nós. Quando conhecermos a profundidade desse amor, nossas ações seguem o mesmo curso. Nos sentiremos constrangido diante desse grande amor. Nossas atitudes mudam; nós não seremos mais os mesmos, quando entendermos a profundidade do seu amor. Assim, entenderemos a razão da igreja, a razão de sermos membros da igreja; saberemos a importância do evangelismo, saberemos a importância de nós adorarmos a Deus...
  4. Finalmente Paulo fala aos efésios, que Deus pode nos fazer muito mais daquilo que lho pedirmos. Mas, ressalta, segundo o poder que em nós opera.  Mas, qual o poder que em nós opera? Baseado no mesmo texto, Paulo, diz que quando conhecermos a profundidade do amor de Cristo, seremos cheios da plenitude de Deus. O poder que em nós opera, é a plenitude de Deus em nós. Oremos.