sábado, 5 de janeiro de 2013

2. "O SONO DAS NOIVAS"

002/2013. "O SONO  DA INÉRCIA" - Mateus: 25 - Pr. Antonio José.
1 - ENTÃO o reino dos céus será semelhante a dez virgens que, tomando as suas lâmpadas, saíram ao encontro do esposo. 2 - E cinco delas eram prudentes, e cinco loucas. 3 - As loucas, tomando as suas lâmpadas, não levaram azeite consigo. 4 - Mas as prudentes levaram azeite em suas vasilhas, com as suas lâmpadas. 5 - E, tardando o esposo, tosquenejaram todas, e adormeceram. 6 - Mas à meia-noite ouviu-se um clamor: Aí vem o esposo, saí-lhe ao encontro. 7 - Então todas aquelas virgens se levantaram, e prepararam as suas lâmpadas. 8 - E as loucas disseram às prudentes: Dai-nos do vosso azeite, porque as nossas lâmpadas se apagam. 9 - Mas as prudentes responderam, dizendo: Não seja caso que nos falte a nós e a vós, ide antes aos que o vendem, e comprai-o para vós. 10 - E, tendo elas ido comprá-lo, chegou o esposo, e as que estavam preparadas entraram com ele para as bodas, e fechou-se a porta. 11 - E depois chegaram também as outras virgens, dizendo: SENHOR, Senhor, abre-nos. 12 - E ele, respondendo, disse: Em verdade vos digo que vos não conheço. 13 - Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora em que o Filho do homem há de vir.

Mensagem: A volta de Jesus para buscar sua igreja é comparada ao encontro do noivo com sua noiva. Jesus é apresentado pelas Escrituras como o "noivo" e a igreja como a "noiva". Não há na terra nenhum relacionamento humano que mais expresse essa união da igreja com Cristo, como o casamento, para mostrar uma relação profunda, de cumplicidade, de amor, de autoridade e submissão. O casamento ilustra isso, e o próprio  Jesus se utilizou de uma parábola para enfatizar, elucidar não somente a relação, mas o preparo para o casamento. Casamento que segundo a parábola vai acontecer na consumação dos séculos. Portanto, o fim do mundo é uma doutrina das Escrituras ensinada pelo próprio Jesus. Àquilo que é ridicularizado pela sociedade, "o fim do mundo", para nós cristãos, é uma verdade absoluta, real, tão real como a morte... Jesus vai voltar, segundo a parábola   das dez virgens. Enquanto a parábola da semente do trigo e do joio, aponta para a realidade dos crentes e dos incrédulos, a parábola das dez virgens aponta para a igreja. E esta é composta de dois grupos, um grupo de crentes verdadeiros, (as virgens prudentes) e os falsos  crentes (as virgens loucas). A parábola aponta para a volta de Cristo, mas o que nos chama atenção neste momento, é o "tempo de espera" até que esta volta se torne uma realidade.  Não é mérito nosso questionar o tempo de espera, Deus sabe de todas as coisas, e ele tem o seu tempo para agir. Mas precisamos nos preocupar com o tempo de espera. Muitos anos já se passaram desde que Jesus pronunciou essa verdade... Por que ainda não veio, ou quanto tempo ainda teremos até que venha?.. São perguntas que não temos uma resposta. O certo, porém é que virá e haverá um tempo... O tempo é hoje. Nesse período, as duas classes de crentes, (as noivas) estarão se preparando com suas lâmpadas acesas. As noivas representam a igreja de Jesus. Mas, e as lâmpadas? O que estas representam? A resposta a estas perguntas devem ser vistas em outros textos, exemplo, as sete cartas do apocalipse... É comum nas cartas a expressão "aquele que perseverar até o fim"; outro exemplo, é o que Paulo disse ao Timóteo, seu discípulo, "combati o bom combate, terminei a carreira, mas guardei a fé". Podemos pensar  e afirmar que as lâmpadas apontam para fé. Sim, a fé como uma chama de uma  lâmpada é suscetível a apagar, desde que não seja nutrida diariamente pela substância que a mantém acesa. A espera é longa do ponto  vista humano, mas para Deus, não. A espera é longa e isso fez com que as virgens dormissem; e no momento em que cochilavam, no momento em que não esperavam, é anunciada a chegada do noivo. Muitas lições percebemos dessa passagem, a saber...

  1. As noivas representam a igreja de Jesus. Composta por crentes fieis, zelosos, disciplinados, seguros, e crentes infiéis, negligentes, indisciplinados, vagarosos.
  2.  As lâmpadas representam a fé dos crentes. Por conta do tempo de espera, a fé pode se apagar. As lutas, as  dificuldades, as pessoas, muitos são os contratempos que podem fazer a nossa fé se sucumbir, por isso, é preciso que ela seja nutrida. 
  3. O azeite das lâmpadas representa a Palavra de Deus. É por meio da palavra de Deus que a nossa fé é nutrida. Se não lemos a palavra de Deus, se não meditamos na palavra, nossa fé perde sua força, vai se diluindo, ao ponto de apagar. 
  4. O sono representa a nossa limitação, o nosso lado humano que se manifesta ao longo tempo de espera. Mas esse lado humano é experimentado de modo diferente pelas noivas, cinco delas vivenciam com zelo e temor e responsabilidade. Mesmo cochilando as noivas prudentes não se deixaram levar pelo descaso; mantiveram as lâmpadas acesas e ainda com uma certa reserva de azeite. As virgens loucas não, viveram de modo que subestimaram a chegada do noivo, não se precaveram de azeite; "dormiram", o sono do descaso, da falta de temor, o sono da negligência, o sono da inércia. Portanto, assim, todos os dias nesse longo tempo de espera somos chamados a desafiar nossa fé. Somos humanos e a todo momento somos tentados a desistir, mas somos fortalecidos na medida em que nutrimos a nossa fé pela palavra de Deus. 

Conclusão: O noivo vai chegar, ou melhor, Jesus voltará para buscar sua noiva que é a igreja de Jesus. Muitos ficarão de fora, pois, cochilaram, o cochilo da irreverência, ou o sono do descaso, da incredulidade, da imprudência. A estes ficarão de fora, mas há sempre um grupo de remanescentes, àqueles que ao longo da espera, não desistirão na fé, mas se manterão firmes e constantes.