terça-feira, 1 de janeiro de 2013

116a. Mensagem: "Há Muito Ainda Por Fazer"

Ultima mensagem do ano de 2012. Dia 31 de dezembro de 2012. Pr. Antonio José.  
Texto: Josué 3:1 "ERA, porém, Josué já velho, entrado em dias; e disse-lhe o SENHOR: Já estás velho, entrado em dias; e ainda muitíssima terra ficou para possuir." Mensagem... Josué estava no fim de mais uma etapa; o ministério dele de fazer o povo herdar a terra, já estava se concluindo. O próprio Deus reconheceu que ele já estava velho. Mas, a obra não estava totalmente acabada. Ainda havia muita terra para ser conquistada.... Essa passagem lembra muito bem, esse momento do fim de mais um ano. Há duas questões importantes aqui, a primeira no que diz respeito ao aspecto histórico-teológico do texto. E o segundo aspecto, a questão prática de onde inferimos, ou deduzimos uma lição de vida pra todos nós. Mais um ano está se passando e um novo dentre em breve, em alguns minutos estará começando. O ano está se acabando, mas a obra de Deus nunca acaba. A obra de Deus é um processo, um longo processo; e nesse processo o que vemos são páginas que a cada momento são folheadas; uma página está ficando para trás mas nada está acabando, ao contrário é uma  continuação, e nessa continuação, verificamos que há ainda muito que fazer na obra de Deus. As etapas passam, tudo passa, mas a obra de Deus continua. Por isso, seria muito importante se perguntar em relação a obra de Deus, "no que eu posso ser útil?". Sim eu creio que é isso que Deus quer que projetemos  nossos anseios. Deus quer cuidar de nós. Como pai, ele nos cuida, ele tem zelo por nós. Mas, ele quer que nós nos preocupemos com àquilo que podemos ser úteis em sua obra. Ainda há muito que ser conquistado. Em relação a obra de Deus não podemos pensar que já fizemos tudo o que deveria ser feito. Não! Não podemos achar que tudo acabou; já foi feito tudo; é hora de descansar...    Se formos olhar para nós mesmos e para igreja veremos que tem muita coisa a ser feita. Portanto, se pegunte a Deus, "no que eu posso ser útil na sua obra em 2013?". No final do ministério Josué fez o seu último discurso, um discurso comovente. Vejamos... Josué 24.
"14 - Agora, pois, temei ao SENHOR, e servi-o com sinceridade e com verdade; e deitai fora os deuses aos quais serviram vossos pais além do rio e no Egito, e servi ao SENHOR. 
15 - Porém, se vos parece mal aos vossos olhos servir ao SENHOR, escolhei hoje a quem sirvais; se aos deuses a quem serviram vossos pais, que estavam além do rio, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; porém eu e a minha casa serviremos ao SENHOR. 

16 - Então respondeu o povo, e disse: Nunca nos aconteça que deixemos ao SENHOR para servirmos a outros deuses..." No discurso, Josué apela ao povo que sirvam ao Senhor com verdade e sinceridade. Por tudo o que Deus é... Por tudo o Deus fez em favor de seu povo, a relação deve ser vivida não na superficialidade, nem no descaso...
Superficialidade não tem raízes...
Superficialidade é algo passageiro...
Superficialidade não cria vínculos..,
Superficialidade é algo frio, sem emoção...
Superficialidade é falsidade...
Descaso é o mesmo que,  não se ter a ideia do valor que representa servir ao Senhor.
Descaso é ausência de responsabilidade...
Descaso é desdenhar o que Deus já nos fez.
Descaso é ser indiferente ante a obra maravilhosa de Deus...
Deus nos ama de verdade; na mais profunda sinceridade, o mesmo ele, espera de nós. Que o amemos dentro da mais profunda sinceridade do nosso coração. Josué confronta o povo. A quem eles escolhiam... Josué já tinha feito sua escolha; ele e sua casa serviriam ao Senhor... Josué se dispôs e o povo também se dispõem...O povo estava mais uma vez diante de duas alternativas, servir ao Senhor ou  aos deuses dos seus pais, no Egito... Como lição, neste fim de ano e para entrarmos no ano que está por vir, é preciso que olhemos para trás e vejamos o que no decurso do ano constitui-se "deuses" nas nossas vidas... Portanto, um bom propósito, que Deus espera de nós é que deixemos que ele o nosso Deus assuma o seu lugar dentro de nós. Muitas coisas ocupam o lugar de Deus, pessoas, amigos, bens materiais, etc. Vamos, pois começar o ano com o mesmo propósito que o Josué fez diante de Deus e de seu povo... "Eu e a minha casa serviremos ao Senhor". Oremos...