quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

06/2014 - "A oração é uma qualidade dos santos"

Salmo 32,1-7 - "Bem-aventurado aquele cuja transgressão é perdoada, e cujo pecado é coberto. Bem-aventurado o homem a quem o Senhor não imputa maldade, e em cujo espírito não há engano.Quando eu guardei silêncio, envelheceram os meus ossos pelo meu bramido em todo o dia.Porque de dia e de noite a tua mão pesava sobre mim; o meu humor se tornou em sequidão de estio. Confessei-te o meu pecado, e a minha maldade não encobri. Dizia eu: Confessarei ao Senhor as minhas transgressões; e tu perdoaste a maldade do meu pecado. Por isso, todo aquele que é santo orará a ti, a tempo de te poder achar; até no transbordar de muitas águas, estas não lhe chegarão.Tu és o lugar em que me escondo; tu me preservas da angústia; tu me cinges de alegres cantos de livramento". 

Reflexão: O pecado causa medo, insegurança, tristeza; nos rouba alegria e bom humor; o pecado envelhece, cria rugas, marcas profundas irreparáveis, traz angustias; mas até o momento em que eles são confessados diante de Deus. Confissão não uma exposição de nossas mazelas, mas um  profundo reconhecimento de que "eu errei" e "preciso de ajuda". Quanto mais guardamos o pecado, mais estamos sem a segurança e sem o amparo de Deus, pois o pecado nos distancia dele. O pecado nos afasta dele. É preciso saber ainda que, a única segurança, a única alegria, o único cuidado é estar sob os cuidados de Deus, mas para desfrutarmos de tão grande zelo, o único caminho é estabelecer a ponte entre o meu eu e o meu Deus. E essa ponte só pode ser possível desde que pratiquemos aquilo que Deus mais espera de nós - a nossa confissão, o reconhecimento de que precisamos dele; pois sem ele sou como um barco à deriva, sou como um deserto seco, sou como um lugar vazio. Mas, quando confesso, passo a experimentar o refrigério de Deus, então me vejo separado de um mundo hostil e inseguro. Nesse momento a oração fará parte da minha vida; sem oração o homem peca, não orar é pecar. A oração passa a ser um instrumento de aproximação, de vínculo profundo; não há santo sem oração. A oração é um atributo de santos; de poucos, a oração é uma qualidade dos santos; a oração é um estilo dos santos, a oração é ponte que liga os santos ao único santo - Deus e quando oramos somos livres dos tempos de angustias.  Então ele é o único lugar em que de fato estarei seguro, o único lugar em que minhas angustias se exaurem; e então os cânticos terão outra conotação, eles retratarão  o louvor de um coração absolutamente livre.