domingo, 19 de janeiro de 2014

13/2014 - "Os urubus tentam quebrar a aliança".

Gênesis 15.  Depois desses acontecimentos, a palavra de Iahweh foi dirigida a Abrão, numa visão: "Não temas, Abrão! Eu sou o teu escudo, tua recompensa será muito grande."

Reflexão:  Meu Deus vejo que o Senhor, nos chamou assim como chamou o teu servo. O Senhor não disse ao seu servo que ele viveria bonanças, pois não haveria sentido, a advertência sobre não temer. Se o Senhor disse-lhe não temer, é porque a caminhada daquele homem seria uma dura prova, como a nossa caminhada também. Mas, o bom e o que alias é suficientemente confortador é ouvir de sua boca, como de uma pai que realmente ama o seu filho - não temas. Mas, temo, quanta vezes temo; o perigo, o risco, o medo são coisas que estão sempre presente. Mas, a certeza de que o Senhor é o nosso escudo, a nossa segurança, o nosso ponto de apoio, o nosso descanso nos motiva a levantar, e seguir em frente. A aliança com Abraão é a mesma que o Senhor firmou comigo, não tenho dúvida disso, mas até lá, ou seja, até a aliança se concretizar há um tempo que constitui-se a própria prova. Abraão soube esperar. Vieram o urubus, para tenta-lo desanimar. Meu Deus como, hoje é muito fácil! Imagino um homem com aqueles animais partidos símbolo da aliança, de um lado o Senhor e de outro a minha resposta - é uma duplicata na qual o Senhor cumprirá com sua parcela, me ajude a superar os urubus, para eu também ser fiel na minha parcela. Eu sei que o Senhor está junto comigo e no fim do dia o Senhor mandará um fogo abrasador para consumir o holocausto. (9)  Ele lhe disse: "Procura-me uma novilha de três anos, uma cabra de três anos, um cordeiro de três anos, uma rola e um pombinho." (10)  Ele lhe trouxe todos esses animais, partiu-os pelo meio e colocou cada metade em face da outra; entretanto, não partiu as aves. (11)  As aves de rapina desceram sobre os cadáveres, mas Abrão as expulsou. (12)  Quando o sol ia se pôr, um torpor caiu sobre Abrão e eis que foi tomado de grande pavor... (17) Quando o sol se pôs e estenderam-se as trevas, eis que uma fogueira fumegante e uma tocha de fogo passaram entre os animais divididos.
Boa semana.